9 de março de 2009

Por que o livro é tão caro no Brasil?

livro_09-03-2009 Fico me perguntando desse absurdo de ser tão caro o acesso à cultura no Brasil, principalmente aos livros, tanto os literários quanto os didáticos.

Até vejo na prática, no convívio com amigos e colegas de trabalho, o aumento no interesse pela literatura, mas poderia ser ainda maior essa procura se os livros no Brasil fossem mais baratos. Creio que pagar 30, 40, até 50 reais por uma obra literária ou didática seja um pouco abusivo (pra não dizer muito), não é mesmo? Mas, o que esperar de um país (aí não falo de um governo específico) que sequer possui uma política de estado voltada para a educação, e que possui uma carga tributária tão alta para os livros? Sem contar que isso estimula a pirataria. Mas, a pirataria a serviço da educação não seria paradoxal? Ou uma prática absolvida de culpa?

Penso que esteja na hora de uma revolução, não truculenta, e sim através de palavras e ideias, ao nível do qual a cultura brasileira realmente mereça, para que todo brasileiro tenha seu acesso garantido aos livros. Isso poderia até alavancar a produção literária no país, e evitaria essa coisa paradoxal da pirataria.

E você, o que acha?

Gostaria de saber também como anda essa questão em outros países lusófonos.

20 comentários:

Núccia Gaigher on 09 Março, 2009 disse...

Concordo plenamente com sua matéria e lhe parabenizo pelo post.
De fato os impostos não só sobre livros, mas d uma forma geral, contribui com um preço final abusivo, absurdo, inimaginável para nossa realidade.
Como incentivar nossos filhos ao hábito da leitura se não podemos adquirir as obras que apreciamos? Claro, tem as bibliotecas, graças a Deus por isso,mas como a maioria vive de doações, há obras que nem lá vc encontra, pelo menos em biblioteca de interior...
Mas o q podemos fazer?

João Ananias on 09 Março, 2009 disse...

Creio que altos impostos cobrados desde a edição do livro até a chegada nas livrarias e papelarias, são os fatores que mais pesam nos preços dos livros.

EAD on 09 Março, 2009 disse...

Concordo que o livro é caro,mas onde estão as bibliotecas? Muita gente tem livros que não lê e não dá para ninguém. Existem varios movimentos no Brasil que incentivam a leitura. Há blogs como o livroerrante que deixa livros em lugares públicos e o blog percaumlivro, dentre outros. Enfim, poderia escrever um livro sobre os problemas da leitura no Brasil, mas agora não dá...

Junior Silva on 10 Março, 2009 disse...

Olá Núccia
Obrigado.
Precisamos sensibilizar as pessoas a doarem mais.
Abraços.

Olá João
Também compartilho da mesma opinião.
Obrigado e abraços.

EAD
Você por ser professora, deve ver de perto essa situação. E realmente deixar livros em lugares públicos é uma ótima ideia, que precisa ser mais difundida.
Obrigado e abraços.

Guilherme Freitas on 10 Março, 2009 disse...

Júnior, os livros são caros por vários fatores. Um deles é que as editoras visam cada vez mais lucros e não querem vender livros baratos, já que no Brasil são poucos os que consomem este produto. Eu mesmo sei disso, porque tentei lançar um livro sobre futebol e imprensa (baseado na minha monografia de TCC) e as editoras me cobraram mais de 6 mil reais para imprimir 500 cópias!!!

Outro fator é que os livros estão reservados a uma parcela pequena da população, já que quem compra livros tem um poder aquisitivo maior. A média de leitura do país é ridícula e não há muito incentivo de ler, principalmente em casa, onde pais são omissos. Eu gosto muito de comprar livros em sebos, lá você acaba achando coisas maravilhosas e bem mais em conta. Abraços.

ZenGilrodrigues on 10 Março, 2009 disse...

Olá junior vim te agradecer a visita lá no blog e aproveitar para comentar o seu post. Júnior eu acredito que todos podem doar até livros caros mas isso depende da boa vontade de cada um. Veja bem eu suponha que eu tenha um livro de informática caro se eu quiser distribuir é só scanear zipar e botar num compartilhador de arquivos quanto não iria ajudar o que você acha.
Um abraço r boa sorte

Alterado on 10 Março, 2009 disse...

há além da carga tributária alta uma outra questão , os materiais empregados nos livros brasileiros são muito nobres , o que encarece o preço deles também.Há algum tempo , um professor comparava online livros dos EUA seminovos, de sebo , e era de impressionar a diferença no empregos dos materiais, eram bem inferiores!Mas afinal de contas livro é para ser lido enão para ser usado como bibelô

Abraços

Cintia Costa on 11 Março, 2009 disse...

Na minha opinião, faltam aqui aqueles pocket books de papel jornal e com capa mole, tão comuns nos EUA e Canadá (e talves em outros países que eu não saiba). Se um pocket book em inglês, importado dos EUA, sai por R$ 19, quão barato não seria um feito no Brasil?

Vivian @vichikui on 11 Março, 2009 disse...

Há grandes gaps na legislação tributária. Um dos grandes problemas é que não há nenhuma lei de incentivo a cultura no sentido de diminuir as taxas de Livros e CDs. Pagamos caro pq o governo cobra caro.
Pensando dessa forma, eu não vejo compartilhar conteúdo didático como uma Pirataria. É compartilhamento de conteúdo. Exatamente o que estamos fazendo agora.

kelly on 11 Março, 2009 disse...

sempre penso nisso. como o livro importado consegue chegar às livrarias brasileiras tão mais barato que os nacionais?
cheguei à conclusão de que são alguns fatores:
-a carga tributária
-os materiais (o papel é de maior gramatura, a capa, etc...)
-e até mesmo (modo teoria da conspiração ON) a elitização do conhecimento

Jose Coelho on 11 Março, 2009 disse...

Se você se queixa do preço dos livros no Brasil, nem imagina os preços dos livros em Portugal. Dou um exemplo, o livro "Equador" do autor Miguel Sousa Tavares, aqui se vende a 27 euros, enquanto que na Fnac brasileira se vende a 10 euros, ou seja, 31 reais. Por isso, eu em vez de comprar livros, sou adepto do bookcrossing, que permite trocar livros com outras pessoas. Quem nunca ouviu falar aqui deixo a dica para aderir também. www.bookcrossing.com

Junior Silva on 11 Março, 2009 disse...

Guilherme
É lamentável a gente querer difundir e consumir cultura e esbarrar nos preços, não é mesmo?
Obrigado e abraços.

ZenGilrodrigues
Penso da mesma forma.
Obrigado, abraços e boa sorte também!

Alterado
Olá Ricardo. É mesmo, também acho que o conteúdo, nesse caso, seja mais importante que a beleza.
Obrigado e grande abraço!

Cintia
Não sei em outras cidades, mas no metrô de São Paulo é possível comprar esse tipo de livro, do qual acho bem legal, mas penso que poderia ser colocado em mais estações, inclusive as da periferia.
Obrigado e beijão!

Vivian
Já parou pra pensar que o próprio governo é quem estimula a pirataria? Não é mesmo?
Obrigado e beijão!

Kelly
Ta aí, resumiu bem a questão. Concordo plenamente.
Obrigado e beijão!

Jose Coelho
Legal seu esclarecimento. Não tinha conhecimento que era tão caro também em Portugal. Quanto ao site, vou visitar!
Obrigado e abraços.

Amilton - www.interamil.net on 13 Março, 2009 disse...

Junior,
Outro dia eu estava comentando com um amigo justamente isso: P preço dos livros aqui no Brasil! São muito caros pra os padrões brasileiros. Isso dificulta e muito a leitura! Costumo presentear as pessoas com livros. Quem sabe se assim mudamos os hábitos e passemos a incentivar mais a leitura.
Abs,
Amilton.

Angela Mendez on 14 Março, 2009 disse...

Realmente os preços são abusivos. Eu adoro livros e confesso que tenho ciúme das minhas edições. Sou uma colecionadora de livros, mas ultimamente as edições bonitas ficam nas vitrines das livrarias pois aderi aos pockts...
Adorei sua iniciativa.
Abraços,
Angela Mendez

Drauzio Milagres on 14 Março, 2009 disse...

Aqui no Brasil os nossos empresários são altamente gananciosos e querem ter lucros fáceis e rápidos. Alegam sempre que os impostos são altos, o que é uma verdade, mas a margem de lucro deles é exorbitante. Não sou da opinião de que só por ser cultura o livro deveria ter um imposto menor, mas acho que devemos ter um imposto menor em várias outras atividades, sejam nos produtos, mercadorias e serviços. Um abraço. Drauzio Milagres.

Junior Silva on 18 Março, 2009 disse...

Amilton
Realmente é uma ótima opção de presente.
Abraços e obrigado.

Angela
Obrigado. Os pockets são uma ótima pedida também.
Beijos.

Drauzio
Me ative na cultura, mas concordo contigo. A carga tributária no Brasil realmente é astronômica.
Abraços.

Anônimo disse...

e o pior e que as escolas particulares cada ano escolhe livros mais caros,gostaria de saber o que ganham com isso.nao e so rico que tem filhos em escola particulares.os de classe media baixa se privam de muitas coisas para por em escola part.e na hora dos livros nao damos conta.eu mesma estou sempre atras de uma mae que queira passar os livros usados.quase sempre consigo.isso quando a direçao da escola nao pegam primeiro e vendem pela metade.so visam lucros.

Matheus on 25 Abril, 2010 disse...

No Brasil se cobram impostos sobre impostos ¬¬'

Anônimo disse...

só pra contribuir: livro no Brasil NÃO É TRIBUTADO! tem imunidade tributária,art. 150 da Constituição Federal! são poucos os tributos que incidem sobre o livro, e mesmo assim os preços são abusivos! sem a desculpa da carga tributária, não há o q justifique os preços abusivos com que nos deparamos sempre que entramos em uma livraria, a não ser o lucro!

Anônimo disse...

Rubens Lima
só pra contribuir: livro no Brasil NÃO É TRIBUTADO! tem imunidade tributária,art. 150 da Constituição Federal! são poucos os tributos que incidem sobre o livro, e mesmo assim os preços são abusivos! sem a desculpa da carga tributária, não há o q justifique os preços abusivos com que nos deparamos sempre que entramos em uma livraria, a não ser o lucro!
Também tenho provas disso!
o lucro é editorial e para o estabelecimento que o vendo. Mas nos remete a outro problema intrinsecamente ligado a isso, o tributo pago por essas instituiçoes é muito alto , e sem insentivos para a educação.
O Brasil esta bom, em relação a muitos paises, mas temos um longo caminho a percorrer!
Não desista da nossa nação!

Postar um comentário

- Fique a vontade para comentar, desde que o comentário esteja realmente se referindo ao artigo.
- Se escolher a opção "Anônimo", escreva pelo menos seu primeiro nome ou apelido, caso contrário, só será aprovado se for realmente relevante.
- Não precisa xingar. Se discordar, argumente e provoque um debate. É mais legal e bem estimulante.

Blog Widget by LinkWithin
 

Caixa do Junior Copyright © 2008-2012***Community is Designed by Bie

Voltar ao Topo