06 abril 2009

A diferença entre meta e objetivo

20 comentários
   metas e objetivo
Vejo muitas pessoas dizendo que tem grandes objetivos na vida, que gostariam de estudar, trabalhar em algo que realmente gosta, se realizar na vida afetiva, entre inúmeros sonhos. Outras dizem que tem muitas metas na vida, se referindo aos mesmos sonhos das primeiras. Afinal, o que é meta e o que é objetivo?
Claro que esse artigo conta com grande parte de uma visão bem particular da coisa, mas cada um tem o direito de pensar da sua forma desejada. Penso que quando eu traço diretrizes na vida, quais caminhos seguir, estou me referindo às metas. Isso é o que nos torna únicos, originais. Cada um irá em busca das suas realizações por diferentes sentidos, chegando ao grande objetivo, a sobrevivência.
Quando eu digo caminhos, significa que alguns podem dar continuação ou originar a outros. Por exemplo: quando eu resolvi me livrar da timidez, assunto que até rendeu o  artigo sobre dicas para tímidos, estabeleci uma meta na minha vida, que me ajudou a atingir outras, como progredir na minha vida profissional, pois, mais expansivo, tenho maior capacidade de interagir com outras pessoas, estabelecendo vínculos, tanto profissionais quanto pessoais.
Resumindo, as metas são a maneira que escolhemos para chegar ao nosso objetivo. São etapas na nossa vida que acertamos e erramos, e que nos faz ser tão exclusivos em relação aos outros.
E você, concorda? Tem metas? Opine...

Escolha a opção de comentário:

20 Comentários
Comentários

20 comentários

Júnior,
No sentido literal da palavra, meta tem como sinônimo: objetivo. Mas objetivo, não meta como sinônimo. Misturamos as coisas quando vamos falar sobre nossas metas e objetivos. Talvez só consiga fazê-lo com perfeição os objetivos: aquele que não é evasivo, é direto.
Para mim (e é claro que para opinar, tive a oportunidade de comparar as palavras e aplicá-las à vida, ao que penso), o objetivo é onde quero chegar. Minha meta será o que fazer para alcançar este objetivo.
Logo, concordo com você, que há diferença.
Abraço.

Responder

Metas eu tenho, mas o objetivo é que eu ainda estou meio em duvida. Tenho a meta de passar no vestibular, agora, para que.. é o que eu não sei.
Ainda tou em duvida em Jornalismo ou Psiquiatria.
Duas coisas quase nada a ver. ^^

Responder

Júnior eu não costumo traçar metas talvez porque minhas metas é exatamente não ter metas eu tenho uma postura onde em minha vida as surprezas me revelam novidades inesperadas eu mesmo nem sonhava em blogar foi uma atitude em funçaõ de outra e acabou acontecendo outra coisa totalmente diferente mas isso é assim comigo e me sinto feliz dessa forma Já sonhei demais com varias coisas mas os meus sonhos acontecem quando eu os esqueço entende e assim vou indo no meu dia a dia sem insistir sem me manter aprisionado e fixo em nada quase em desapego, aí vem inesperado e sempre com coisas boas devido eu tentar manter minha mente em estado positivo um abração.

Responder

Júnior, nunca havia parado para pensar nesta forma. Concordo com você, mas para mim era algo tão implícito.

Interessante, as metas que você traçou para deixar de ser tímido. Bom, o meu objetivo agora é fazer um mestrado. Pra isso, estou vendo as possibilidade para traçar as metas.

Um beijo e uma ótima semana!

Responder

Tenho como objetivo ter metas para ter objetivos.

Responder

Gostei muito do seu blog, você tem uns textos legais!

Sou dono do CA (Citoplasma Azul - http://www.citoplasmaazul.com), e seria interessante a sua participação na promoção Cardápio Azul. Trata-se da divulgação de blogs existentes na blogsfera brasileira. Todos saem ganhando, eu, você e o público.

Confira o regulmanto da promoção, são só algumas linhas: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?

Responder

Obrigada pela ajuda, foi muito útil o seu artigo. Deus te abençoe!!! ;D

Responder

Eu entendo que metas é aquilo que objetivei e irei colocá-lo em prática em determinada data, ou seja irei prestar vestibular em novembro/2010 na ufmg para jornalismo, eu tive um objetivo e sei quando irei colocar em prática este objetivo.

Alguém concorda? Eu preciso saber para realizar um trabalho de faculdade.

Um abraço a todos!

Responder

Olá Junior, gosto muito de seus artigos. Parabéns. Apenas para complementar sua opinião, deixo aqui minha contribuição.
Existe uma diferença técnica entre os termos "objetivo" e "meta", e ela é facilmente compreendida quando dizemos que meta é algo mensurável, contabilizado.

Objetivo: aumentar as vendas da empresa;
Meta: 30% de aumento nas vendas;

Objetivo: casar;
Meta: em 2 anos;

Objetivo: ter filhos;
Meta: 3

Objetivo: dar exemplos de diferenças entre "objetivo" e "meta";
Meta: 4 exemplos (meta alcançada) :-)

Forte abraço:.

Responder

@MarceloCamargo
Olá, e obrigado por acompanhar o blog e pela contribuição, da qual concordo.
Abraços.

Responder
avatar
wellington Barros

ola muito boa a explicação parabens.

Responder

Ojetivo é o alvo desejado, independentemente de tempo. Por exemplo: atingir 20% do mercado de ...

Meta: é a quantificação do objetivo em determinado tempo. Exemplo: vender tantos objetos [mercadoria, ou seja o que for] no segundo trimestre de 2011. And so one!

Olvide Zanella
olvide@arnet.com.br

Responder

Adorei o artigo,aprendi a traçar metas depois q tornei-me membro de A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS;ñão consigo viver sem esse impulso,sem elas fico deprimida tenho a nitida sensação de não estar progredindo.Já alcansei muitas,até as q pareciam impussíveis.Para alcança-las precisamos de um principio primordial:FÉ,temos Q acreditar q somos capazes. Deus se alegra com nosso progresso e por isso nos apoiará. Um abrço e parabens.

Responder

Amigo, você me ajudou muito, estou preparando uma palestra onde falarei sobre metas e objetivos, e com seus esclarecimentos ficou bem mais facil de passar o assunto com mais clareza.

Responder

Um bom texto, e comentarios que completam a explicação ficou muito bom , parabens essa a minha primeira visita a esse site, cheguei aqui justamente procurando entender exatamente o que seriam metas e objetivos e ao resumo acredito que um dos comentarios define clara e objetivamente, meta é algo mensurável postado por marcelo camargo... meu nome é jefferson, email jeffersonsouza2005@hotmail.com , grande abraço e se eu puder ajudar com algo, por favor me procurem...

Responder

Bom vamos lá,

O Objetivo é o seu desejo final. Para alcançá-lo devemos traçar objetivos parciais ou metas (por isso pode ser considerado objetivo = metas). tomando o ex postado por Barbara "tenho a meta de passar no vestibular" na verdade ela pode ter o objetivo de passar no vestibular e definir como meta estudar 8 horas por dia até a data da prova.
Ou ela pode ter o objetivo de ser por ex uma Grande Administradora de Empresas e para isso traça como metas: estudar 8 horas por dia até a data da prova; passar no vestibular de Administração; ser a melhor aluna da turma; trabalhar um uma grande empresa.
As metas e Objetivos são relativos e separados pelo nível. Objetivos sempre mais abrangente, metas mais especificas.

Espero ter ajudado.

Ps. Artigo está mto bacana

Responder

Desde pequeno, digo, a partir de uns 10 ou 12 anos de vida, eu aprendi a definir uma coisa da outra. Sempre fui uma pessoa muito ficada em meus objetivos, sim objetivos no plural, pois podemos ter vários objetivos na vida, mas para isso precisamos ter em mente uma coisa. Jamais conseguiremos chegar a algum lugar sem planejamento e é ai que muitos fracassam, pois para conseguirmos planejar algo é preciso antes definir "metas". É tudo muito simples, para atingirmos nossos objetivos, algo maior, é preciso traçar metas, onde cito um exemplo bem básico para que todos possam entender melhor: Ex.: Preciso subir uma escada de 10 degraus. Objetivo: Chegar ao topo da escada. Metas: Subir os degraus, um por vez. Agora vamos imaginar que tenho interesse em ingressar em uma Universidade. Objetivo: Ingressar em uma Universidade. Metas: a) Escolher um bom curso pré-vestibular; b) Estabelecer um plano de estudos e ser fiel a ele; e c) Passar no vestibular para o curso escolhido. Espero ter contribuído para dirimir dúvidas de alguns. Mas lembrem-se, tudo pode ser modificado de acordo com nossa vontade, pois metas e objetivos são situações muito individuais. Explico. No último exemplo que dei, poderíamos dizer que o objetivo era eu "passar no vestibular". Um grande abraço a todos.

Responder
avatar
Marcos Antonio

Está muito bem desenvolvido.
Parabéns Junior!

Responder

MARAVILHOSO ARTIGO.... TODOS TEMOS OBJETIVO E PARA ALCANÇA-LOS, DIVIDIMOS EM METAS... AO ELIMINAR AS METAS CHEGAREMOS AO OBJETIVO...


PARABÉNS.

Responder