15 março 2011

Os cuidados com exames de raio-x

9 comentários
Raios-X Apesar da tecnologia nos exames diagnósticos por imagens ter avançado bastante, muitos hospitais, principalmente os públicos, ainda utilizam bastante os raios-x, até porque exames de tomografia, ressonância magnética e de medicina nuclear, por exemplo, são muito caros ainda, e são muito utilizados em exames específicos.

Existem vários profissionais capacitados a operá-los, como técnicos e tecnólogos, mas infelizmente, como ocorre em toda profissão, existem aqueles que não se preocupam com os pacientes e nem com eles próprios, expondo-se e expondo terceiros à radiação sem necessidade. E não só isso, realizam exames também de forma errada.

Por isso, vão aqui algumas dicas pra você se prevenir, e exigir seus direitos se caso for necessário submeter-se à esses exames de raio-x:
  • Exija proteção
Se você é o acompanhante do paciente, e sua presença é indispensável para a realização do exame, exija proteção. Existem protetores feitos de chumbo, como o avental, mais comum. Esse material bloqueia a passagem da radiação.
  • Cuidados no caso de gravidez
O exame de raio-x não é indicado a grávidas, principalmente até 12 semanas de gestação. Apesar do risco ser muito pequeno, a radiação pode afetar a formação do feto. Se o exame for feito em extremidades, como braços e pernas, exija o avental de chumbo.
  • Exames feitos com pacientes deitados, em alguns casos, podem acarretar erro no diagnóstico
Se você suspeitar que está com sinusite ou alguma inflamação nos seios da face*, prefira realizar o exame em pé, mesmo que o profissional te peça pra deitar. Acontece que inflamações nessa região provocam muco ou pus, e se você se deitar esses líquidos podem se espalhar, o que pode fazer com que eles não apareçam na radiografia. Alguns profissionais pedem pro paciente se deitar na mesa porque o exame se torna mais fácil e cômodo de se fazer, ou se o paciente, por várias razões, não poder ficar em pé.
O mesmo vale pra crianças. Se seu filho ou filha já consegue ficar parado em pé, prefira realizar o exame assim.
  • Nunca se mexa durante o exame
É bem verdade que algumas máquinas antigas fazem barulho e assustam o paciente durante o exame, fazendo com que ele se mexa. Pode parecer engraçado, mas ao se mexer, a imagem fica comprometida, forçando o profissional a realizar uma outra, expondo a pessoa a mais radiação. Por isso, fique quieto e se prepare pra um eventual barulho. Alguns bons profissionais avisam essa possível situação.
  • Não é necessário se despir
Muitas pessoas, principalmente mulheres, ficam constrangidas na possibilidade de ter que se despir pra realizar exames. No caso dos raios-x, as vezes é necessário tirar o soutien, mas existe uma área reservada pra isso, podendo depois fazer o exame com a blusa, mas sem o soutien por baixo. Retirar brincos, relógios e pulseiras é indicado.
  • Guarde com cuidado sua radiografia
As vezes o médico pode pedir o exame pra consultar numa outra ocasião. Então, jamais dobre a radiografia, e guarde em local seco, longe do sol e da umidade.

Com essas dicas básicas, você não terá problemas com seu exame. Irá se prevenir da radiação, evitará erros em diagnósticos e conservará sua radiografia.

*Seios da face: são cavidades nos ossos da face, localizadas na região da testa e das bochechas.

Escolha a opção de comentário:

9 Comentários
Comentários

9 comentários

avatar
Carlos Filho

Interessante não sabia dessa da sinusite, vou prestar mais atenção.

Responder

Só um detalhe, tomografia também se utiliza de raios-x.

Responder

@Ricardo
Evidente que sim, mas meu comparativo foi em relação aos custos.
Obrigado e abraços.

Responder

Vc não precisa de exames de imagem para diagnosticar sinusite, o diagnóstico é basicamente clínico, entretanto utiliza-se a radiografia/tc para avaliar sinusites recorrentes procurando algum "defeito" anatômico que favoreça o surgimento da mesma.

Responder

Existem vários profissionais capacitados a operá-los, como técnicos e tecnólogos, mas infelizmente, como ocorre em toda profissão, existem aqueles que não se preocupam com os pacientes e nem com eles próprios, expondo-se e expondo terceiros à radiação sem necessidade. E não só isso, realizam exames também de forma errada.

Responder

Queria saber se ha possibilidade de um paciente que fez muitas radiografias pegar radioativide e ficar doente por isso. wilma

Responder

@Wilma
Seriam necessários muitos e muitos exames para a radiação afetar uma pessoa. É difícil de acontecer.
Abraços.

Responder

Rita
Ola, daqui a uma semana vou tirar raio x, e queria saber se eu fosse de top precisaria tirar o sutiã. obtigada pela atnçao

Responder

Olá Rita,
Sempre pede-se que se retire o sutiã quando ele possui partes metálicas. Fora isso, não é necessário, mas alguns técnicos pedem.
Abraços.

Responder